15 de abril de 2016

"TÁ FALTANDO O MOZART, TÁ FALTANDO O WALDIR"

Gervásio Horta. Compositor
O compositor mineiro Gervásio Horta, natural de Teófilo Otoni, belorizontino de coração, gosta de lembrar os amigos em suas músicas, como as que fez para Jackson do Pandeiro e Ataulfo Alves. É autor dos sucessos Manhãs de Belo Horizonte, Adeus Lagoinha, Rua da BahiaBela Belô, entre outros.

No Mês dedicado ao Choro, Gervásio Horta celebra dois de nossos grandes chorões, com mais uma das suas dedicatórias. Homenageando Mozart Secundino de Oliveria e Waldir Silva, dois ícones do Choro mineiro, ele nos apresenta, em primeira mão, o samba-choro Mozart & Waldir.

Tá faltando um violão / Um cavaco pra gente ouvir/ Tá faltando o Mozart Tá faltando o Waldir/  E como fica o choro/ Com a falta deles dois/ Fica na flor do abacate/ Guardado para depois/ Fica no coração de quem sabe sentir/ Fica na eterna lembrança/ De Mozart e do Waldir.

Composição e voz: Gervásio Horta
Incidental: Noites Cariocas de Jacob do Bandolim
Partitura: Sílvio Carlos / Violão: 7 cordas e cavaco - Gustavo Monteiro/ Pandeiro - Ronaldo/ Violão 6 cordas - Arthur Pádua/ Flauta - Sérgio Danilo/ Gravação - Sérgio Danilo - (abril 2016)

MOZART SECUNDINO (21/2/1923-22/11/2015) , mineiro da cidade de Bandeirinha, simbolizou para o nosso ambiente musical o que se costuma chamar de unanimidade. Uma pessoa muito educada e de uma simplicidade única. Músico por natureza, autodidata, aprendeu a tocar violão de seis cordas praticamente sozinho. Tocava de ouvido, conhecia de memória um vasto repertório de choros e sambas, e atuava em vários grupos musicais. Atencioso com as pessoas, atendia aos que o procuravam com um sorriso suave e amigo, sendo respeitado e querido por admiradores de todas as idades. Virou um símbolo.
WALDIR SILVA (28/5/1931-1/9/2013) nascido em Bom Despacho - MG, marcou presença durante anos no rádio, televisão, shows e espetáculos pelo interior, e em discos - do vinil ao CDs -, alcançando o maior sucesso de vendagens em todo o Brasil com o seu "cavaquinho de ouro". Cavaquinista, compositor e arranjador do Conjunto Regional Waldir Silva, o instrumentista executava choros, sambas e boleros, desde o reconhecimento nacional do seu "Telegrama Musical", música dele com sinais musicais de radio-telegrafista.Waldir aprendeu a tocar aos 6 anos e nunca mais deixou de lado o seu inseparável cavaquinho.

Contribuiu: Hamilton Gangana, sócio do Clube do Choro de BH.