15 de fevereiro de 2016

"FOI NO CARNAVAL QUE PASSOU..."

Rancho Memórias Cantando revive os antigos Carnavais e emociona a população de BH.

Por : Euler Ribeiro
Foto: Euler Ribeiro
Belo Horizonte viveu um grande momento no sábado de Carnaval de 2016, na Rua Sapucaí, quase esquina com Av. Assis Chateaubriand.
A importância do acontecimento não foi medida em quilômetros de ruas ou número de pessoas, mas pelo clima que envolveu o lugar, onde foram revividas belas marchas e sambas que marcaram e ainda marcam a cultura da grande festa brasileira (e de várias outras partes do mundo).
Foto: Euler Ribeiro
Empunhando violões, cavaquinho, trombone de vara, pandeiro e instrumentos de percussão, músicos e cantores contagiaram as pessoas ali presentes, que, encantadas, cantaram, dançaram, sorriram (algumas choraram), se abraçaram e se beijaram durante a tarde e boa parte da noite. Alegria e amor se esparramaram no local, que (Deus queira!), será novamente palco deste espetáculo no ano que vem.

Foto: Euler Ribeiro
Eu tive o prazer de a tudo assistir e a oportunidade de registrar com a minha máquina fotográfica parte do acontecido. São registros sem a pretensão técnica e artística dos fotógrafos, muitos deles praticamente repetidos, mas que darão àqueles que os virem o testemunho sobre a dedicação de algumas pessoas – músicos excepcionais –, que, no seu dia-a-dia, abrem trincheiras de lutas para preservar a cultura do nosso povo.