20 de fevereiro de 2016

Blá blá blá do Fainblat estreia com homenagem a Seu Mozart.

Lucas Flainbat - Foto: Divulgação
Neste domingo, 21 e fevereiro nosso saudoso chorão Mozart Secundino de Oliveira completaria 93 anos de vida. Falecido no fim do ano passado, o violonista e “xodó da galera” ganhará amanhã uma bela homenagem do cantor e compositor Lucas Fainblat, na estreia do programa Blá blá blá do Fainblat, pela Rádio Inconfidência (FM 100,9).

Todos os sábados, de 19h às 20h, o músico mineiro abordará um tema: datas de aniversários de compositores de Minas e do Brasil, vivos ou eternizados em nossa cultura; acontecimentos da semana; gêneros musicais específicos, etc.

“Os temas livres serão apresentados no início de cada programa e, no meio de conversa descontraída com o ouvinte, vou atender aos ouvidos mais exigentes da Rádio com uma seleção de músicas relacionadas aos temas. Áudios inéditos não ficarão de fora - canções ainda não lançadas, músicas extraídas de raras apresentações ao vivo, por aí vai”, conta o músico mineiro que no ano passado lançou ao lado do instrumentista Marcos Frederico o CD e vinil “Universo Carapuça”.

"Seu" Mozart em um dos encontros do Clube do Choro de BH.
Seu Mozart Secundino de Oliveira foi um dos fundadores do Clube do Choro de BH. Tocou com grandes nomes da música, a começar pelo amigo e mestre do cavaquinho Waldir Silva. Orlando Silva, Nelson Gonçalves, Sílvio Caldas, Clara Nunes e Agnaldo Timóteo foram outros exemplos.
Mozart foi o destaque do projeto Moradores - A Humanidade do Patrimônio Histórico, da agência de fotografia Nitro Imagens. Recebeu o título de Cidadão Honorário de Belo Horizonte e também foi tema do documentário “Simplicidade - Mozart Secundino de Oliveira”, lançado há um ano, com direção de Amanda Gomes e Daniela Meira. Além do filme, Mozart foi homenageado por meio de músicas entre elas: “Sarau pro Sr. Mozart”, faixa do CD “Viamundo”, de Thiago Delegado, o Choro  "Mozareando" de autoria de  José Maria Nunes (clarinetista, ex-integrante do Grupo de Choro Flor de Abacate) também entra na lista e ainda a "Secundino Sacudindo"  de Marcela Nunes e Renato Muringa, registrado no CD "Em Casa" e que você pode ouvir no player abaixo.