24 de agosto de 2015

Tem vibrafone nesse choro: "Assanhado Quarteto" dá nova roupagem a um dos gêneros musicais mais tradicionais do país.

Os músicos André Milagres, Bruno Vellozo, Lucas Ladeia e Rodrigo Henringer fazem parte do Assanhado Quarteto, que lança seu primeiro CD, Feira, domingo 30 de agosto, às 11h, no Mercado do Cruzeiro. O grupo propõe um repertório de choro com instrumentos não convencionais para o gênero musical, como o baixo-acústico, a bateria o vibrafone e a guitarra elétrica, somados aos tradicionais violão de sete cordas e cavaquinho. O acesso é gratuito.
Com um som autoral, repleto de personalidade, inovação, e claro, muita brasilidade, o show de estreia terá a participação especial do flautista, saxofonista, arranjador e compositor Mário Sève, produtor musical do disco. Os músicos, Fernando ‘Feijão’ Monteiro, Maíra Nogueira, além dos associados ao Clube do Choro de BH , Lucas Telles e Zé Carlos também se apresentam com o quarteto.
Criado em 2011, os integrantes do Assanhado se dedicaram à pesquisa, arranjos e composições que combinassem com esta nova cara do choro. Neste período, conheceram Mário Sève no curso de mestrado na Unirio, que, ao conhecer o trabalho do quarteto, ficou impressionado com o repertório que dialoga com choro, mas, também, com outros estilos musicais. “Logo me chamou atenção a determinação de gravarem composições autorais com uma genuína formação instrumental, que mesclava cavaquinho, violão, bateria, percussão ao baixo e vibrafone, este um instrumento pouco usual no universo musical do choro”, conta Mário.
O choro elétrico, com influências que vão da tropicália à música erudita contemporânea, é resultado de um vasto e ainda em andamento processo de pesquisa dos integrantes em relação às possibilidades timbrísticas no gênero.

Conheça mais sobre os integrantes do Assanhado Quarteto:
André Milagres é formado em violão pela UFMG, André Milagres participou de masterclasses e oficinas com Rafael Bittencourt, Alessandro Penezzi, Cristóvão Bastos, Laura Maito, Sandra Federici, Ewerton Brandão ‘Bozó’, Rogério Caetano, entre outros. O violonista foi selecionado pelo Jovem Instrumentista BDMG em 2012, e fez parte de importantes projetos de música instrumental em Belo Horizonte, como Savassi Festival Jazz andLounge, Festa da Música, Terça-Curta, Quarta Cultural, Vale na Praça, Tim Música, Domingo na Feira, Segunda Musical, Pizindim, Para Todos, Noite Branca e Virada Cultural.

Bruno Vellozo: selecionado pelo Jovem Instrumentista BDMG e consagrado como o melhor músico acompanhante do Prêmio BDMG Instrumental, em 2013, Bruno Vellozo foi aprovado na UFMG em primeiro lugar, no curso de música popular com habilitação em contrabaixo. Bruno também estudou na Universidade Bituca, onde teve aulas com os professores Enéias Xavier e Ian Guest. O músico já participou de shows no Instrumental Sesc Brasil, Conexão Vivo, Savassi Festival e Savassi Cultural. Atualmente, integra as bandas de Toninho Horta, Kadu Vianna, Flávio Renegado, Teresa Morales, Affonsinho Heliodoro, Felipe Continentino, entre outros.

Lucas Ladeia é graduado em música pela UFMG e estudou cavaquinho com o professor Dudu Braga, na Funarbe (Fundação Artística de Betim). O músico se apresentou em projetos como Savassi Festival, Festa da Música e Pizindim. Em 2012, participou da gravação do CD de Marku Ribas. Lucas já foi selecionado pelo programa Jovem Instrumentista BDMG e venceu o Festival Choro Novo, em 2011. No ano de 2014, realizou turnê pela Europa, com o grupo Toca de Tatu, do qual também faz parte.

Rodrigo Henringer é graduado em música popular pela UFMG e pela The New School for Jazz andContemporary Music, em Nova Iorque, Rodrigo Heringer estudou vibrafone com Stefon Harris e Mike Mainieri. Na Unirio, conclui mestrado em música. Realizou aulas de improvisação com o pianista Cliff Korman, como selecionado pelo Jovem Instrumentista BDMG. Rodrigo fez workshop com Robertinho Silva, em Curitiba, e recebeu bolsa de extensão sob orientação de Margarida Borghoff. No Festival Choro Novo, participou do workshop de choro, com Maurício Carrilho e Hudson Brasil.

Lançamento do CD – Feira - Assanhado Quarteto participação especial Mário Sève
Data: 30 de agosto 2105