22 de março de 2015

CHORANDO PELAS ÁGUAS.

Hoje, 22 de março, celebramos o Dia Mundial da Água. Esta data foi criada pela ONU (Organização das Nações Unidas) no dia 22 de março de 1992 e, a cada ano, é destinada a discussão sobre os diversos temas relacionadas a este importante bem natural. Em um momento em que vivenciamos uma crise hídrica e uma realidade tão crítica, é importante ressaltar a responsabilidade de cada um na preservação e consumo consciente das águas.
Para celebrar a data e refletir sobre a importância deste recurso natural, o blog do Clube lhe convida a curtir "Água do Vintém" composição de Chiquinha Gonzaga. O título desta obra refere-se à famosa água do chafariz do Vintém, vendida em domicílio e muito apreciada na cidade, até a remodelação do Rio de Janeiro no início do século XX.
Pegue seu copo d'água e brindemos ao Choro, curtindo "Água do Vintém" (com letra de Paulo César Pinheiro) na voz de Olivia Hime e acompanhamento ao piano de Clara Sverner.

Em 1947, por ocasião do centenário de nascimento da compositora, Pixinguinha arranjou e executou "Água do Vintém" com orquestra no programa Pessoal da Velha Guarda comandado por Almirante na Rádio Tupi. Este arranjo foi impresso em coedição do Instituto Moreira Salles com a Imprensa Oficial de São Paulo, em 2010. Água do vintém recebeu gravação com tratamento de choro, por grupo formado por Reco (bandolim), Jonas (cavaquinho), Alencar (violão 7 cordas), Jaime e Valério (violões 6 cordas) e Jorginho (pandeiro), no LP Chorando Callado, 1981. Foi gravado por Clara Sverner (piano), em 1998; e recebeu versos de Paulo César Pinheiro, em gravação de Olívia Hime (voz), acompanhada por Francis Hime (piano Kurzweil), Maurício Carrilho (violão e violão de 7 cordas), Luciana Rabello (cavaquinho), Pedro Amorim (bandolim), Celsinho Silva (pandeiro e pau de chuva), Andréa Ernest Dias (flauta) e Cristiano Alves (clarinete), em 1998.