22 de agosto de 2014

Instrumental Polka-Choro com Carlos Alfeu é a próxima atração do Palco Livre.

Carlos Alfeu. Foto: divulgação.

Na terça-feira, 26 de agosto de 2014 às 20h, o Conservatório UFMG apresenta o Instrumental Polka-Choro com Carlos Alfeu. O espetáculo faz parte do Projeto Palco Livre e tem entrada franca.
Explorando as possibilidades de seu instrumento, Carlos Alfeu apresenta em "Instrumental Polka-Choro" peças genuinamente brasileiras e a rica cultura latinoamericana ao violão solo. Mestrando em Performance Musical pela UFMG, Alfeu traz clássicos do samba e do choro em arranjos próprios, e polcas e chamamés de nossos vizinhos sul americanos, Argentina e Paraguai.
Ernesto Nazareth, Baden Powell e Pixinguinha serão interpretados representando o resultado de nossa miscigenação musical entre ritmos africanos e europeus em choros e sambas imortalizados por esses gênios de nossa música. E entre o popular e o erudito, Heitor Villa-Lobos nos emociona com seu Schottish-Choro.
Uma terceira parte será dedicada ao violonista/compositor Agustin Barrios, que apresentou o violão solo e a música instrumental erudita a toda a América Latina numa época remota em todos os sentidos. Com composições eruditas de base folclórica das regiões por onde passava, Barrios imprimiu uma visão particular de todo o mapa sonoro latinoamericano.
Alfeu já se apresentou com diversas formações instrumentais, destacando o 9º Festival de Inverno de Bonito, em 2008, Encontro com a Música Clássica - Concerto Morena, em 2010, "Descendo o Sarrafo" contemplado pelo projeto Petrobrás Cultural, em 2012, gravação de cd e dvd de peças autorais "Talentos de Nossa Terra", em 2012 patrocinados pelo governo do Estado de MS e o Festival Raízes do Atlântico em julho de 2013 na Ilha da Madeira, Portugal.
Com "Instrumental Polka-Choro" já se apresentou no CenaSom, em Abril deste ano, e em Junho no Som da Concha, dois projetos da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul/MS.
Formado também em jornalismo, Alfeu atua com intensa produção intelectual em congressos e simpósios de Música pelo Brasil, sempre na busca da compreensão do mosaico cultural latino americano.

SERVIÇO:
Palco Livre apresenta: "Instrumental Polka-Choro" com Carlos Alfeu