SEJA VOCÊ TAMBÉM UM ASSOCIADO DO CLUBE DO CHORO DE BH. MAIORES INFORMAÇÕES LIGUE (31)3422-4433.

13 de novembro de 2013

"Pelos tangos de Nazareth - Da rítmica africana à syncope brasileira": Tânia Cançado faz concerto e lança livro no Conservatório UFMG.

Tânia Cançado - Foto: Teresa Vilela

Na próxima segunda-feira, 18 de novembro às 20hs, o Conservatório UFMG traz ao público, dentro do Projeto Pizindin Choro no Palco, o  concerto de lançamento do livro de Tânia Cançado  “Pelos Tangos de Nazareth – Da rítmica africana à syncope brasileira”.  
O  livro é uma síntese da tese de Doutorado de Tânia Cançado, defendida na Universidade de Shenandoah (EUA) e na qual ela analisa como a música africana influenciou, de forma diversa, a música popular nas Américas do Sul, do Norte e Central, dando origem a ritmos diferentes, mas com uma base comum. A obra mostra também a importância  do compositor Ernesto Nazareth na sistematização desses ritmos, em especial a síncope afro-americana, que caracterizam hoje os padrões rítmicos da Música Popular Brasileira.
O livro será vendido acompanhado do CD “Tributo a Nazareth”, gravado por Tânia Cançado em 1984 como resultante de uma série de concertos realizados com o mesmo nome. O CD indicado em 1985 ao prêmio SHARP Brasil foi reeditado pelo selo Karmim. 

TÂNIA MARA LOPES CANÇADO

Pianista e concertista,  a belorizontina Tânia Cançado diplomou-se em 1972 pela Escola de Música da UFMG - EMUFMG. Foi premiada em vários concursos nacionais de piano, e obteve 1º lugar no concurso para professor da Escola de MÙsica da Universidade Federal de Minas Gerais, onde exerceu atividade docente de 1978 a 2004. Foi também diretora da mesma instituição e responsável ali, entre outras iniciativas, pela criação do pioneiro Centro de Musicalização Infantil (CMI). 
A partir de 1995, Tânia Cançado concentrou suas atividades como pianista e pesquisadora da música das Américas, de origem africana. 
Em 1995, obteve seu grau de mestre pela Universidade de Shenandoah, na Virgínia. Em 1997, participou como Professora convidada do Centro Latino Americano da Universidade Católica de Washington,  onde desenvolveu uma série de concertos didáticos sobre a música popular brasileira, cubana e norte- americana, por várias cidades dos Estados Unidos e do Caribe. Essa nova experiência resultou na gravação de seu 2.º CD, intitulado "Conexão", cujo repertório descreve a evolução da música popular de influência negra, no Brasil, em Cuba e nos Estados Unidos.  Em 1999 obteve seu grau de Doutora em educação musical pela Universidade de SHENANDOAH, defendendo a tese sobre a influência da música africana no desenvolvimento dos ritmos populares da música brasileira, cubana e norte- americana, o que lhe proporcionou vivências para a implantação do Projeto Sociocultural Cariúnas e para a criação da Sociedade Artística Mirim de BH que o abriga. Após sua aposentadoria na Universidade, passou a dedicar-se integralmente ao projeto  que presta assistência a mais de 200 crianças e adolescentes carentes da região norte de Belo Horizonte, tendo como foco a educação artística. 
Em sua discografia, a pianista inclui também o Cd “Especial Tânia Cançado” , lançado em 2003 com obras de Villa-Lobos, Ernesto Nazareth, Claude Bolling e Gottschalk. 

Os espetáculos do Projeto Pizindin - Choro no Palco se realizam às segundas-feiras, sempre às 20hs, com exceção da última segunda-feira de cada mês. 

SERVIÇO:
Projeto Pizindin - Choro no Palco - Tânia Cançado - Concerto e lançamento de livro: "Pelos tangos de Nazareth - da rítmica africana à syncope brasileira"
Data: 18 de novembro de 2013 – Segunda-feira
Horário: 20h
Local: Conservatório UFMG – Av. Afonso Pena, 1534 – Centro BH/MG
Entrada: R$15,00 (inteira) e R$7,00 (meia-entrada)
Ingressos vendidos no dia do show a partir das 19hs.
Info: 3409-8300