28 de agosto de 2013

“Projeto Pizindin – Choro no Palco” apresenta: “Rubim do Bandolim e Sílvio Carlos - 150 anos de Ernesto Nazareth."

Sílvio Carlos e Rubim do bandolim. Foto: divulgação.
Na próxima segunda-feira, 02 de setembro, Rubim do Bandolim e Silvio Carlos 7 Cordas se reúnem para homenagear um dos maiores compositores de Choro do Brasil, apresentando o show: “Rubim do Bandolim e Silvio Carlos - 150 anos de Ernesto Nazareth". O espetáculo é parte do projeto Pizindim - Choro no Palco, promovido pelo Conservatório UFMG.
Considerado o “pai” do piano popular brasileiro, Ernesto Nazareth era admirado por mestres como Heitor Villa Lobos, Radamés Gnattali, Jacob do Bandolim e Tom Jobim e detentor de uma obra importantíssima com presença obrigatória no repertório de todos os intérpretes de choro.
Nesse encontro inédito, o duo se propõe a tocar, além das composições famosas de Ernesto Nazareth, outras pouco conhecidas. O que demandou um trabalho significativo de pesquisa, arranjos coletivos e adaptações para os seus instrumentos (bandolim e violão de 7 cordas).

SILVIO CARLOS
Violonista 7 cordas, produtor e arranjador vem realizando uma extensa pesquisa sobre a música instrumental brasileira, com destaque para o Choro, acumulando ao longo de sua carreira uma ecletíssima experiência, trabalhando e participando de apresentações musicais com artistas tão diversos quanto Paulinho da Viola, Fernando Ângelo, Hermínio Bello de Carvalho, Luiz Nassif, Pernambuco do Pandeiro, Márcio Almeida, Ronaldo do Bandolim, Paulo Sérgio Santos, Ademilde Fonseca, Joel Nascimento, Zé da Velha e Silvério Pontes, entre outros. Responsável por arranjos, produções musicais e adaptações de várias composições para o samba e Choro, de autores tais como Ary Barroso, Ernesto Nazareth, Heitor Villa Lobos, Wagner Tiso, Pixinguinha, Anacleto de Medeiros, Edu Lobo, Chico Buarque e outros. Tem participado de vários programas, espetáculos, eventos culturais, palestras e oficinas sobre o Choro. É integrante dos grupos “Violões & Cia”, “Treze Cordas” e “Grupo Minas Instrumental” que desenvolve um trabalho educativo sobre a música popular brasileira além se ser produtor , diretor musical e arranjador do "Grupo Flor de Abacate".

RUBIM DO BANDOLIM ou Rubens Miranda da Silva é natural de Timóteo MG. Músico profissional, atua como instrumentista, compositor, arranjador e professor. Executa com habilidade vários instrumentos, recebendo inclusive menção de multi-instrumentista por vários veículos de comunicação. Dentre os instrumentos que executa, destacam-se: bandolim, cavaquinho, violão, guitarra, contrabaixo, violino, viola caipira e flautas barrocas.
Sua formação musical é essencialmente autodidata. Mas ao longo de sua carreira, desenvolveu uma técnica apurada na execução do bandolim e do cavaquinho, sendo considerado no meio musical um dos maiores bandolinistas do Brasil, além de ser um excelente arranjador. É conhecedor profundo das complexidades da harmonia da Música Popular Brasileira, Bossa Nova, Choro e do Jazz moderno dentre outros; além de ter muita experiência em estúdio. Seus conhecimentos práticos e teóricos possibilitam uma boa atuação tanto na execução de arranjos já elaborados bem como na improvisação, um de seus melhores referenciais.
Foi fundador e solista dos grupo de choro “Os Boêmios” e “Tocando em Miúdos”e a "Banda Free-Lancer" com a qual se apresentava em bailes e em casas noturnas. Como experiência internacional, atuou como instrumentista contratado no Canadá e EUA. Desde 1999, passou a integrar o grupo de choro “Flor de Abacate”, participando intensamente de apresentações dentro e fora do estado de Minas Gerais. Participou também de quase todas as versões do Ipatinga Live Jazz, atuando nas bandas Stand-up , Vale Jazz , Choro de Minas e em 2002 tendo seu nome como atração, sendo acompanhado por músicos do primeiro escalão do choro do Brasil como Márvio Ciribelli, Altamiro Carrilho, Silvério Pontes e Zé da Velha .
Em 2002, concluiu a gravação de seu primeiro CD – Formas de Chorar, Destacam-se no repertório, muitas de suas composições como também a participação de criações de músicos como Vaninho Vieira e Cid Morais, além das já consagradas Noites Cariocas de Jacob do Bandolim e o clássico Aria da 4ª Corda de Bach, que recebeu de Rubim do Bandolim uma adaptação para o Choro, muito elogiada por músicos de diversos países.

As apresentações do Projeto Pizindin - Choro no Palco se realizam às segundas-feiras, sempre às 20hs, com exceção da última segunda-feira de cada mês.

SERVIÇO:
“Projeto Pizindin – Choro no Palco” apresenta: “Rubim do Bandolim e Sílvio Carlos - 150 anos de Ernesto Nazareth".
Data: 02 de setembro de 2013
Horário: 20hs
Local: Conservatório UFMG – Av. Afonso Pena, 1534 – Centro BH/MG
Entrada: R$15,00 (inteira) R$7,00 (meia-entrada)