6 de junho de 2013

Regional Choro Nosso recebe o "Prêmio FUNARTE de Concertos Didáticos" levando o Choro para alunos da Rede Pública de Ensino.

CHORO NOSSO - Daniel Guedes, Marcela Nunes, Agostinho Paolucci e Renato Muringa - Foto: Hortência Abreu.

O CHORO NOSSO, projeto de pesquisa, valorização e difusão do Choro mineiro, idealizado pelos músicos e compositores Renato Muringa e Marcela Nunes - membros associados ao Clube do Choro de Belo Horizonte, acaba de ser selecionado para o PRÊMIO FUNARTE DE CONCERTOS DIDÁTICOS 2013.
Com o projeto "CHORO NOSSO APRESENTA CHORO NA ESCOLA", o grupo recebeu esta importante e disputada premiação de âmbito nacional e fará 6 concertos didáticos em escolas da rede pública de Belo Horizonte, ainda este ano. As apresentações incluirão a execução do repertório de Choros consagrados de Pixinguinha, Jacob do Bandolim, Valdir Azevedo e Zequinha de Abreu e Choros dos compositores mineiros Belini Andrade, Geraldinho Alvarenga, Renato Muringa, Marcela Nunes e Agostinho Paolucci. Além da execução das obras, o grupo ainda promoverá um diálogo com o público, apresentando características do gênero, seus principais instrumentos, intérpretes e compositores, com o objetivo de aproximar, divulgar e difundir o Choro junto à comunidade escolar. " Esperamos desta forma contribuir também para a formação de uma escuta musical mais crítica por parte dos alunos" , acrescenta Renato Muringa.

O GRUPO
Além de Marcela Nunes (flauta transversal) e Renato Muringa (violão, cavaquinho e bandolim), integram o Choro Nosso, os músicos Agostinho Paolucci (violão) e Daniel Guedes (percussão).
O show de inauguração do trabalho ocorreu dentro do Projeto Pizindin, no Conservatório UFMG, em 15 de outubro de 2012. Com uma apresentação vibrante, que contou com a participação de Tião do Bandolim em sua composição, o regional Choro Nosso não poupou em criatividade, entrosamento e versatilidade dos arranjos. No repertório, alguns choros ainda inéditos, deixaram o show ainda mais emocionante.
O projeto teve continuação ao longo de 2012, todas as terças-feiras, no Dalva Botequim Musical. Em ambiente descontraído e agradável, logo nas primeiras semanas, a roda se tornou ponto de cultura importante para a cidade de Belo Horizonte e de encontro de apreciadores, músicos e compositores, além de chorões renomados como Silvério Pontes e Jayme Vignole.
Neste ano, o grupo participou da programação do Festival Choro e Samba (Semana Nacional do Choro) e se encontra atualmente em fase de pré-produção de seu primeiro CD e realização do Circuito Choro Nosso, com apresentações por diversos pontos culturais de Belo Horizonte.
Em seu repertório, além de composições assinadas por seus idealizadores, o regional interpreta Choros de importantes compositores mineiros, de diferentes gerações, como Waldir Silva, Belini Andrade, Geraldinho Alvarenga, Ausier Vinícius, Rubim do Bandolim, Silvio Carlos, Agostinho Paolucci, Cristiano Vianna e Marcelo Chiaretti, Flávio Fontenelle, Tião do Bandolim e Gustavo Monteiro.

AGENDA
O "Circuito Choro Nosso" inclui em sua agenda, apresentação do regional Choro Nosso neste próximo domingo, 9 de junho, a partir das 14 horas, na Feijoaria (Rua Desembargador Fernando Bhering, 244 - Dona Clara - BH).
Maiores informações: (31) 2526-5253.