25 de fevereiro de 2022

O FERIADO DE CARNAVAL TRAZ UMA EXCELENTE PROGRAMAÇÃO DE CHORO NAS ONDAS DO RÁDIO.

No último domingo, 13 de fevereiro, comemoramos o Dia Mundial do Rádio, um veículo de comunicação com mais de 100 anos de existência. O tema deste ano é “Rádio e Confiança”. A data foi estabelecida pela Unesco na Conferência Geral da Unesco em 2011, em alusão à criação da rádio das Nações Unidas em 13 de fevereiro de 1946. Meio de comunicação popular, o rádio vem sobrevivendo e se adaptando a séries de supostas ameaças tecnológicas à sua existência, como já foi a televisão e a internet. Até hoje o veículo se mantém firme e confiável, alcançando as áreas mais remotas e portanto, responsável pela informação e entretenimento de grande parte da população. Entre outras características louváveis, o rádio pode ser considerado um grande difusor do Choro como gênero importante da música brasileira.

O CHORO NO RÁDIO. Vários programas voltados exclusivamente à audição e informações sobre o Choro, seus compositores e instrumentistas são produzidos e veiculados por diferentes emissoras em todo o Brasil. Alguns deles com transmissão semanal, alcançando excelente audiência e fidelidade do público ouvinte. São exemplos disso, os programas Domingo no Clube, Roda de Choro, Nas Cordas do Choro, o Choro em Movimento, dentre outros.

Sérgio Thadeu apresentador dos programas "Domingo do
Clube" e do "Choro em Movimento". Foto: divulgação
Criado em 1985, pelo sergipano Thadeu Cruz, o DOMINGO NO CLUBE talvez seja o programa radiofônico voltado para o Choro com mais tempo no ar ininterruptamente no Brasil. Atualmente produzido e apresentado pelo seu filho, o publicitário Sergio Thadeu, que herdou a profissão de radialista e o bom gosto musical do pai, o programa é transmitido de Aracaju (SE) pela rádio Aperipê, do sistema EBC — Empresa Brasileira de Comunicação. Pelo programa já passaram muitos nomes importantes do Choro sergipano e de todo o Brasil.
Pra quem já conhece, vale lembrar e pra quem não conhece fica o recado: O programa vai ao ar todos os domingos das 10h às 12h, nas rádios Aperipê 630 AM e Aperipê 104.9 FM.

No próximo domingo (27), o programa vai destacar o Choro frevado e sambado trazendo uma playlist para animar sua manhã de Carnaval. Sintonize acessando:  www.aperipe.com.br

Também produzido e apresentado por Sérgio Thadeu, o programa CHORO EM MOVIMENTO teve seu marco de estreia no dia 29 de janeiro deste ano.

O roteiro do programa é  formado por  4  movimentos. No primeiro ele destaca o Choro e seus mestres, trazendo homenagens e entrevistas com grandes nomes da história do gênero. No segundo, o Choro com sotaque sergipano é o destaque. Na sequencia, o Choro "sanfonado" executado por grandes mestres do acordeom ganha o palco. E fechando o programa, o quarto movimento amplia a reverberação unindo nomes do Choro ao Samba, em um grande encontro de mestres e talentos sonorizando o seu fim de tarde.

Integrando a grade de programação da rádio Princesa da Serra AM em Itabaiana/SE, o programa se tornou mais um espaço que se abre para a difusão da cultura do Choro. Ele é transmitido aos sábado das 15 às 18 horas, e pode ser ouvido também via web:    https://www.radioprincesadaserra.com.br/.
Excepcionalmente, neste sábado (26/02), o programa Choro em Movimento não será transmitido, mas retorna na próxima semana com força total.

O produtor Ruy Godinho e em destaque para um dos seus livros contendo
excelentes pesquisas sobre a Música Brasileira.  Foto: divulgação
Produzido e apresentado pelo radialista, escritor e pesquisador Ruy Godinho, o RODA DE CHORO é um programa que resgata a história do Choro e as origens da música urbana brasileira, apresentando um repertório variado para os amantes do estilo.
Godinho desempenha um papel grandioso na circulação musical, especialmente do Choro, O programa vai ao ar pela Rádio Câmara todos os sábados, às 12 horas e por mais 122 rádios parceiras em todo o Brasil. para ouvir acesse: Transmissão Online.

Neste sábado (27) o programa irá nos apresentar como destaque o CD ‘Terceira Dose’, do regional paulistano Chorando as Pitangas. Vitor Lopes, harmonicista do grupo estará no programa, contando detalhes da produção e nos apresentando 8 peças instrumentais compostas por integrantes do regional. Para conferir desde já o que o programa nos reserva acesse: https://www.camara.leg.br/radio/225-roda-de-choro/

Desde 2010 no ar, com transmissão aos domingos pela Rádio Cultura FM 100,9 mhz Brasília, o NAS CORDAS DO CHORO vai ao ar exibindo o melhor do Chorinho de todos os tempos. O programa produzido e apresentado por Paulo Córdova se dedica a difundir o Choro tradicional, os clássicos e o Choro contemporâneo para quem ama o mais autêntico gênero musical brasileiro. O programa vai ao ar aos domingos, às 11h, na Cultura Fm 100,9 mhz DF, com reprise quinta feira às 20h e sábado às 9h. É possível também ouvir as últimas edições pelo  Stream do SoundCloud .

Acesse e confira toda a programação. Aproveite seu feriado de Carnaval nas boas ondas do Rádio.