12 de janeiro de 2022

UEMG publica edital do processo seletivo de novos alunos em 2022. Graduação em Música está entre as opções e traz novidades em seu projeto pedagógico.

Está publicado o edital do processo seletivo para ingresso na Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG de novos alunos de graduação no ano de 2022. Serão oferecidas 4.734 vagas, em 121 cursos presenciais, distribuídos em 18 municípios de Minas Gerais. As inscrições estarão abertas entre os dias 18 de janeiro e 9 de fevereiro. Entre os cursos oferecidos pela instituição está a graduação em Música - Instrumento e Canto e que traz novidades nesse ano: um novo Projeto Pedagógico do Curso de bacharelado, além de novas habilitações.

A formação em Música ofertada pela UEMG, no curso Bacharelado, objetiva capacitar os alunos para atuarem como instrumentistas, cantores ou regentes em funções tais como: músicos solistas e/ou cameristas, integrantes de orquestras, coros e grupos musicais diversos. O curso é direcionado ao desenvolvimento do potencial artístico dos alunos, visando a otimização de suas habilidades para a performance, criação e apreciação musical. O curso também oferece a iniciação à pesquisa científica, visando incentivar o aluno-pesquisador na área de música.

As habilitações são: canto lírico, clarineta, contrabaixo, fagote, flauta doce, flauta transversal, oboé, piano, saxofone, trombone, trompa, trompete, tuba, viola de orquestra, violão, violino, violoncelo. Além destas, novas habilitações foram incluídas no final de 2021, após aprovado o novo Projeto Pedagógico do Curso de Bacharelado em Música da UEMG que criou o Núcleo de Música Popular. São elas: habilitação em flauta transversal, saxofone, violão, piano e canto e a promessa de futuramente, oferecer vagas para outros instrumentos. Além da música popular, será oferecido, como novidade, o curso de Regência Coral.

NOVIDADES REPERCUTINDO

Curso de Regência Coral está entre as novidades.
Essas novidades foram recebidas com grande entusiasmo pelos profissionais da área de Música em BH. Entre eles, está o Bacharel em Flauta e Saxofone e Mestre em Performance Musical pela UFMG, Marcelo Pereira que atua como docente nos cursos de graduação da Escola de Música da UEMG, além de Coordenar o Grupo de Choro da ESMU/UEMG. Ele compartilhou com entusiasmo a notícia, destacando a relevância desse novo Projeto Pedagógico que traz contemporaneidade e importantes abordagens ao Curso.

Além de outros profissionais, o projeto foi aplaudido por ex alunos da instituição que atuam no mercado de trabalho como professores e instrumentistas em diferentes palcos e rodas de Choro. Entre eles estão o violonista e professor Lucas Carvalhais; o músico e compositor graduado em Educação Musical Escolar, André Oliveira e a Bacharel em Flauta Alice Valle, que manifestaram sua satisfação com a notícia.

Além deles também o violonista Humberto Junqueira que se formou há 15 anos na UEMG e também elogiou o novo projeto: "à época da minha formação na UEMG, o espaço conferido à música popular era quase inexistente. Fico muito feliz em saber que isso vem mudando ao longo do tempo. Desejo que, cada vez mais, não apenas a UEMG, mas os cursos de graduação em música abram espaço para a diversidade das músicas produzidas no Brasil. Parabéns aos responsáveis pelo novo projeto".

A instrumentista, Daniele Fischer que também passou pela instituição, onde concluiu a Licenciatura em Educação Artística com Habilitação em Música, reagiu à notícia, declarando: "Isso refresca a alma. Em tempos em que as Universidades estão sendo tão sucateadas, isso realmente traz muita esperança e aquece o coração. A torcida é para que movimentos em prol da diversidade sejam cada vez mais fortalecidos e multiplicados. Muito feliz com essa notícia."

Sobre a criação do Núcleo e Música Popular na UEMG, o flautista, compositor e educador musical Marcelo Chiaretti também manifestou contentamento. Marcelo estudou música na Fundação de Educação Artística (FEA) e na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde formou-se em composição e possui mestrado em Musicologia pela Université Paris VIII. Ele também atuou como professor da UEMG nos cursos de harmonia, análise musical e criação. Ao saber da novidade, ele nos disse: "feliz também em saber das novidades para a querida UEMG. A universidade só tem a ganhar, convidando as músicas da rua, das festas, dos terreiros e tantos lugares para entrarem e ensinarem muitas coisas, muitos conhecimentos".

INSCRIÇÕES PROCESSO SELETIVO UEMG 2022

Os interessados em participar do processo seletivo para  a graduação no curso de Música (ou os demais oferecidos pela instituição) devem ficar atentos ao edital e calendário já disponíveis.
Haverá duas formas de seleção: o Vestibular UEMG 2022, que oferecerá 75% das vagas, com taxa de inscrição no valor de R$ 5 e o Sistema de Seleção Unificada - SiSU, com os 25% restantes e que acompanhará o cronograma a ser definido pelo Ministério da Educação. Como novidade, neste ano serão oferecidos três cursos novos, fora de sede: Tecnologia em Cinema e Animação, em Cataguases; Direito e Engenharia Civil, em Guanhães.
Dúvidas e informações sobre o processo seletivo poderão ser encaminhadas, por e-mail, para candidato@institutoaocp.org.br; pelo telefone 0800-603-4200 e pelo Fale Conosco a ser disponibilizado na Área do Candidato. Mais informações: http://bit.ly/vestibular_uemg2022 .