16 de novembro de 2021

Processo de registro do Choro como Patrimônio Cultural do Brasil promove encontros com representantes das cinco regiões do país.

Durante todo este mês de novembro e parte de dezembro, acontece mais uma etapa do processo de registro do Choro como Patrimônio Cultural. Desta vez, o foco está voltado para ouvir representantes das cinco regiões do país a partir das atividades já realizadas. As regiões Nordeste e Norte já foram contempladas em semanas anteriores. Já a região Centro-Oeste terá  o encontro no dia 18/11 e a região Sudeste em duas datas: representantes do RJ e MG se reúnem em 25/11 e de SP e ES,  em 02/12. Finalizando esta etapa, a Região Sul tem o evento programado para 09/12.

Após levantamento de dados, o resultado de um ano e meio de trabalho será enfim compartilhado. Serão debatidas recomendações de ações de salvaguarda do Choro, enquanto bem cultural em cada região, e propostas que deverão constar do dossiê a ser encaminhado ao Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

O processo de registro do Choro como Patrimônio Cultural do Brasil, título conferido pelo Iphan, iniciou com três ciclos de seminários online. O primeiro ocorreu em novembro de 2020, abordando educação e acervos; o segundo, realizado entre abril e maio deste ano, versou sobre memória e cenas do Choro; e o terceiro ciclo aconteceu entre julho e agosto, com destaque para os instrumentistas. A pesquisa está sendo conduzida pela Associação de Amigos do Museu de Folclore Edison Carneiro (Acamufec), selecionada em 2019 por edital para também documentar a instrução técnica do processo de registro. O trabalho que seria realizado presencialmente passou para o formato virtual, em virtude da pandemia de Covid-19.

Este quarto ciclo de encontros ocorrerá sempre às quintas-feiras, às 19h, com transmissão pelo canal do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP/Iphan) no YouTube. E se você perdeu, confira abaixo os dois encontros já realizados nessa etapa.