29 de novembro de 2021

Elogiado instrumental ganha formato de canção na voz do compositor Luiz Enrique e letras de Jorge Fernando dos Santos. O álbum "Da semente à canção" será lançado nesta quarta.

Luiz Enrique e Jorge Fernando do Santos - Foto:Divulgação

Duas décadas depois do lançamento do CD Feijão de Corda, as dez faixas do elogiado instrumental ganham formato de canção na voz do compositor Luiz Enrique e convidados, com letras de Jorge Fernando dos Santos. Viabilizado pela lei Aldir Blanc, o álbum "Da semente à canção" será lançado nesta quarta-feira (01/12), às 20 horas, num bate-papo musical com os dois autores.

O álbum tem a participação de vários músicos, entre eles o baterista Hudson Vaz e o baixista Zazu, ambos integrantes do grupo Feijão de Corda. Entre os cantores, além de Luiz Enrique (que assina arranjos e produção musical), destacam-se Ladston do Nascimento, Carla Gomes, Carla Villar, Francisco Sansão, Lúcia Júlia e Marcos Buzana. O novo trabalho já está disponível em disco e em várias plataformas.

Luiz Enrique é de Belo Horizonte e executou seus primeiros acordes por volta dos 15 anos. Não demorou para que a música se tornasse a maior descoberta de sua vida. Iniciou estudos de violão, guitarra, harmonia e improvisação com o professor Marcelo Morais e depois com Guilherme Monteiro – que mora em Nova York, onde trabalhou com Bebel Gilberto. Também foi aluno de Júlio Marques, estudou harmonia e História da Música com André Dequech e cursou o primeiro ano de violão erudito na UEMG, fazendo Licenciatura em Música.

No final da década de 1990, Luiz Enrique fundou o Feijão de Corda, que também contou com o guitarrista Magno Alexandre. Com a saída desse, o grupo manteve-se como trio, recebendo elogios de músicos como Adriano Giffoni, Hermeto Paschoal, Nenê Batera e Nivaldo Ornelas. Em 1999, com a participação de Claudio Dauelsberg, lançou o CD homônimo. Em 2004, participou do show de Hermeto no TIM Valadares Jazz Festival, a convite do famoso “bruxo”.

Carreira solo

Luiz Enrique se apresentou no projeto Instrumental Sesc Brasil, em São Paulo, transmitido pela Rede STV, e no programa Noturno, de Túlio Mourão, pela Rede Minas. Em 2004, venceu o Prêmio BDMG Instrumental. Em 2009, lançou o álbum Entre nós... Novos horizontes!. Trabalhou em vários CDs como arranjador e produtor, entre eles o infantil Poemas Musicais, de Cecília Cavalieri, indicado ao Prêmio TIM de 2004. Também fez trilhas para teatro e cinema. Com a esposa, Lúcia Júlia, dedica-se ao grupo Abrigo na Arte, voltado para a educação artística infantil.

O letrista Jorge Fernando dos Santos é jornalista e escritor, com mais de 40 livros publicados. Entre eles Palmeira Seca (Prêmio Guimarães Rosa, adaptado para teatro e minissérie de TV), Vandré – O homem que disse não (Finalista do Prêmio APCA em 2015), A Turma da Savassi e Condomínio Solidão. Tem mais de 100 músicas gravadas por vários parceiros e intérpretes. O lançamento contará com as participações de Ladston do Nascimento, Carla Villar, Júlia Alves, Francisco Sansão, Lúcia Júlia, Bárbara Vilaça e grupo Feijão de Corda.

Lançamento álbum "Da semente à canção" - Luiz Enrique e Jorge Fernando dos Santos
Data: 1/12 - quarta-feira
Local:  158 Trattoria e Pizzeria (Rua Professor Morais, 158, Savassi).
Couvert artístico: R$10 + R$10 com direito ao CD.