5 de outubro de 2021

Maestro Raul Marinuzzi aborda a trajetória de Mozart Bicalho, o primeiro solista de violão a se apresentar em estação de Rádio no Brasil. Hoje, em "O Charme do Violão Mineiro".

Mozart Bicalho, apontado como o primeiro solista de violão a se apresentar em uma estação de rádio no Brasil.
Foto: Divulgação

"O Charme do Violão Mineiro" entrevista hoje (05/10) o violonista, maestro e administrador de empresas, Raul Marinuzzi. Ele aborda a obra de Mozart Bicalho (1901-1986), apontado como o primeiro solista de violão a se apresentar em estação de rádio no Brasil. A entrevista conduzida pelo violonista, professor e produtor cultural Celso Faria será realizada de forma remota, com transmissão às 20h30, pelo Youtube.

Natural de Bom Jesus do Amparo, Mozart Bicalho nasceu em 1901. Seu pai, Virgílio Cruz Bicalho, que tocava vários instrumentos e também era mestre de banda, foi seu primeiro professor de música - ainda na infância. O violão só lhe foi apresentado aos quinze anos de idade - mesmo assim, o estudo se desenvolveu "de ouvido".

Raul Marinuzzi - Conhecedor, através da teoria e da vivência, dos domínios
da Administração, da Psicologia, da Filosofia  e da Música, tanto no  contexto
empresarial  quanto no comunitário, tem difundido esses conhecimentos através
de atuações individuais, conferências, livros e artigos. (Foto: Lilian Araújo)
Mozart Bicalho mudou-se para Belo Horizonte em 1920 e, em 1923, para o Rio de Janeiro. Foi ali que teve contato, pela primeira vez, com partituras escritas para violão. A obra mais representativa de Bicalho deste período, talvez seja mesmo, o dobrado "Odeon" - escrito de acordo com a tradição deste gênero.

Em 1924, conheceu Roquette Pinto e, por intermédio deste, conseguiu um programa para se apresentar como solista de violão na Rádio Sociedade do Rio de Janeiro - há indícios que Bicalho tenha sido mesmo o primeiro solista de violão a se apresentar em uma estação de rádio no Brasil, executando sua valsa "Gotas de Lágrimas". Em 1929, a convite de Eduardo Souto, Mozart Bicalho sucedeu a Américo Jacomino (o Canhoto), na gravadora Odeon - em decorrência do falecimento deste. Em seu primeiro disco, acompanhado pelo pianista Henrique Vogeler, Bicalho gravou a valsa "Alma de Artista" e o cateretê "Tuim Tuim", ambas de sua autoria.

Mozart Bicalho retornou a Minas Gerais em 1943 e, em seguida, iniciou uma série de apresentações, percorrendo inúmeras cidades no Estado e também no Brasil. Exausto de suas viagens, decidiu fixar-se em Belo Horizonte, em 1952. Seu grande amigo, o violonista Dilermando Reis, gravou a valsa "Gotas de Lágrimas" em 1963, obtendo assim, um de seus grandes sucessos fonográficos. Mozart Bicalho faleceu em Belo Horizonte, em 1986.

E como não poderíamos nos furtar desse prazer, nossa audição de hoje traz Mozart Bicalho executando "Gritos D`Alma", em gravação realizada pela Odeon sob registro 13.973-B, em janeiro de 1956. Apreciem.