15 de outubro de 2021

Grupo Angenor em "Tributo a Cartola": show com participação especial de Dona Jandira acontece na FUNARTE.

"O som calou-se e fui 'à vida', como ele gosta de dizer, isto é, à obrigação daquele dia. Mas levava uma companhia, uma amizade de espírito, o jeito de Cartola botar em lirismo a sua vida, os seus amores, o seu sentimento do mundo, esse moinho, e da poesia, essa iluminação" (Carlos Drummond de Andrade)l.

O trecho citado acima é a finalização de uma crónica de Carlos Drummond de Andrade dedicada ao sambista Angenor de Oliveira, Cartola. O texto foi publicado no Jornal do Brasil em 27 de novembro de 1980, 3 dias antes do falecimento do sambista que é considerado por muitos críticos um dos grandes mestres da música popular brasileira. Na crónica, Drummond é "estacado" em seu trajeto pelas ruas do Rio de Janeiro ao ouvir versos de uma canção de Cartola, "Na Floresta", e passa a refletir sobre "a delicadeza visceral" presente nas composições do sambista carioca. O ser poético de Cartola, segundo a crónica, constrói-se a partir de um especial "saber sentir" as "coisas da vida".

Semelhante ao exposto pela crónica de Carlos Drummond, o deslumbramento em relação à obra de Cartola é o principal motivador da homenagem que o Grupo Angenor faz a esse emblemático cantor e compositor. Fundado em meados de 2012, O Grupo Angenor é um sexteto, oriundo de Belo Horizonte, composto por Áderson Rocha (cavaquinho), Jimmy Rock (percussão), Hiago Fernandes (7 cordas), Rubens Costa (percussão), Kássio Alves (flauta) e Ton Guimarães (voz).

O show Tributo a Cartola é realizado pelo grupo desde 2013 e na apresentação que acontece nesse próximo sábado, 16 de outubro, na Funarte MG, contará com a ilustre participação especial da cantora Dona Jandira. Em Tributo a Cartola, a sensibilidade criativa de Angenor de Oliveira é apresentada ao público por meio de canções em que Cartola extraiu poesia das felicidades e desilusões amorosas, principalmente, ou da ressignificação de fatos e lugares cotidianos.
O show é composto por canções presentes, principalmente, nos dois primeiros álbuns de Cartola. Esses álbuns, lançados pela gravadora Marcus Pereira em 1974 e 1976, tornaram-se referências para o samba brasileiro. Neles, Cartola é acompanhado pelo célebre conjunto instrumental Regional do Canhoto; também homenageado pelo Grupo Angenor, por meio da maior fidelidade possível aos arranjos originais presentes nos mencionados álbuns. O Sol Nascerá (Cartola - Elton Medeiros), Acontece (Cartola), Corra e Olhe o Céu (Cartola - Dalmo Castello), Alvorada (Cartola - Carlos Cachaça - Hermínio B. de Carvalho), O Mundo é um Moinho (Cartola), Minha (Cartola), As Rosas não Falam (Cartola), Cordas de Aço (Cartola) são alguns dos clássicos do samba brasileiro presentes em Grupo Angenor: Tributo a Cartola.

Grupo Angenor em "Tributo a Cartola"  - Participação especial Dona Jandira
Data: 16/10/2021 - sábado
Local: FUNARTE MG - Rua Januária 68 - Centro - BH
Ingressos:  Na bilheteria, Sympla e integrantes do Grupo

'ANDRADE, Carlos Drummond de. Cartola, no Moinho do Mundo. In: Jornal do Brasil, 27/11/1980.