10 de agosto de 2021

"O Charme do Violão Mineiro" exibe a voz e o talento de múltiplas possibilidades de Luiz Cláudio, em entrevista com Guilly Castro.

Luiz Cláudio - Foto: Divulgação

O grande destaque da 14ª entrevista do ciclo “O Charme do Violão Mineiro”, que acontece nesta terça (10) será o cantor, compositor e violonista mineiro Luiz Cláudio (1935-2013). A história pessoal e trajetória profissional desse artista Curvelano será abordada pelo seu sobrinho, também cantor e comunicador Guilly Castro. O projeto é produzido é apresentado pelo violonista, professor e produtor cultural Celso Faria e tem transmissão pelo YouTube, a partir das 20h30.

Natural de Curvelo, Luiz Claudio de Castro nasceu em 1935. Aos sete anos de idade, começou a tocar cavaquinho e, em seguida, violão. Em 1947, formou o trio "Trovadores do Luar", apresentando-se em festas e serenatas, ainda em sua cidade natal e dois anos após já iniciava sua carreira profissional, contrato pela Rádio Inconfidência, em Belo Horizonte. Compositor de rara sensibilidade, que tinha no violão seu instrumento de suporte criativo, Luiz Claudio musicou, dentre outros, versos de Tomás Antônio Gonzaga, Carlos Drummond de Andrade e João Guimarães Rosa - criando assim, um repertório absolutamente singular no cancioneiro nacional.

Guilly Castro. Foto: Maria Clara Ribeiro
Sua produção fonográfica teve início em 1952, quando lançou do seu primeiro disco com as músicas "Fim de semana" e "Primavera em setembro", pela gravadora Sinter. Em seguida, já no Rio de Janeiro, estreou em 1955 na gravadora Columbia com as seguintes canções: "Sinos de Belém" e "Blim, Blem, Blam". O grande sucesso deste disco, lhe conferiu o prêmio "Disco de Ouro", do Jornal O Globo, na categoria "Revelação Masculina". Ele também gravou para os seguintes selos: RCA Vitor, Odeon e EMI-Odeon onde foram registrados, entre outros, os seguintes títulos: "Entre nós" (1966), "Intimidade" (1968), "Cantigas" (1973), "Reportagem" (1975), "Viola de bolso" (1979) e "Minas Sempre-Viva" (1982) - Pesquisa Histórica do Folclore Musical Mineiro.

Além do sucesso fonográfico, Luiz Cláudio obteve destaque como contratado de grandes emissoras na época de ouro do Rádio. Na década de 1950 ele atuou na Rádio Mayrink Veiga  e também pertenceu ao cast da Rádio Nacional, ambas no Rio de Janeiro.

A trajetória de sua carreira no Brasil culminou em trabalhos internacionais. Em 1973, Luiz Cláudio viajou para a Europa onde se apresentou com a orquestra da Organization Radio-Télévision Française. Em 1980, visitou quinze universidades norte americanas, em um programa de divulgação da música popular brasileira, convidado pelo Brazilian American Cultural Institute.

Além de cantor, Luiz Cláudio também era poeta, artista plástico e arquiteto, talentos que só refletem a extrema sensibilidade de sua alma. Para relembrar a belíssima voz de Luiz Cláudio e a emoção que dedicava às suas interpretações, trazemos uma seleção de cantigas que fazem parte do cancioneiro popular e que também demonstra seu talento de imensas possibilidades. Aprecie.