SEJA VOCÊ TAMBÉM UM ASSOCIADO DO CLUBE DO CHORO DE BH. MAIORES INFORMAÇÕES LIGUE (31)3422-4433.

31 de agosto de 2021

A atuação de André Campos no campo acadêmico, composicional e editorial é o destaque de hoje no ciclo de entrevistas "O Charme do Violão Mineiro".

 
André Campos - Foto: Gustavo Henrique de Almeida

O convidado para a 17ª entrevista do ciclo “O Charme do Violão Mineiro” que acontece nesta terça (31) é o violonista, professor e compositor André Campos, mineiro de Ituiutaba. Este ciclo é realizado de forma remota e apresentado pelo violonista, professor e produtor cultural Celso Faria, com transmissões pelo YouTube .

André Campos Machado começou seus estudos musicais ainda criança, estudando flauta doce, sob a orientação de Calimério Soares. No Conservatório Estadual de Música Dr. José Zóccoli de Andrade, em sua cidade natal, estudou piano e violão, este último com o professor Abadio da Costa Filho. Em 1987,  graduou-se em Educação Artística - Música, na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), frequentando as classes dos professores Eustáquio Grilo e Jodacil Damaceno. Dando sequencia à sua formação acadêmica, formou-se Especialista em Métodos e Técnicas de Pesquisa em Música - Departamento de Música e Artes Cênicas (1993) e Mestre em Inteligência Artificial - Departamento de Engenharia Elétrica (2001), ambos pela UFU. Em 2014, concluiu o Doutorado em Música na ECA (USP). Atualmente, André atua como professor da Graduação e Mestrado no Curso de Música do Instituto de Artes da UFU.

Além deste longo caminho percorrido no campo acadêmico, André Campos também atua em outras instâncias culturais. Ele trabalhou no Conservatório Estadual de Música Cora Pavan Capparelli (Uberlândia), de 1983 a 2004 e foi Assessor Administrativo da Secretaria Municipal de Cultura de Uberlândia, em 2005. É o idealizador, organizador e coordenador geral da "Jornada Violonística UFU/Violão&Violão", atividade realizada nos anos de 2018 e 2019. Em seu curriculum inclui também publicações, entre as quais, doze cadernos de partituras como autor e/ou organizador, publicados pela EDUFU. E como intrumentista participou dos Cds "Toccata", de Calimério Soares (2000), "Plantação de Estrelas", de Pedro Antônio (2016) e "Jornada Violonística UFU/Violão&Violão" (2021).

Aguardando a entrevista que acontece logo mais, e da qual você pode participar ao vivo pelo Chat, vamos ouvir Pequeno Concerto para Violões: Prelúdio, Lento e Final, uma uma composição de André Campos, na execução da Orquestra de Cordas Dedilhadas da UnB, sob a regência do Prof. Me. Alessandro Borges Cordeiro (UnB). Concerto de encerramento da II Semana de Violão da Universidade de Brasília (08/06/2018). Apreciem.