20 de julho de 2021

"O Charme do Violão Mineiro" entrevista hoje Marcos Vinícius, compositor, concertista internacional e atual presidente da Academia de Violão Clássico de Milão.

Marcos Vinícius - foto: Anita Madaluni

O convidado para a décima primeira entrevista do ciclo “O Charme do Violão Mineiro” que acontece hoje (20/7) é o violonista, compositor e didata Marcos Vinícius, mineiro de Congonhas. Este ciclo é apresentado pelo violonista, professor e produtor cultural Celso Faria. Realizado de forma remota, ele teve início no dia 11 de maio deste ano, e ocorrerá sempre às terças-feiras, às 20h30, no canal do YouTube do violonista.

O interesse de Marcos Vinicius pelo violão se deu ainda criança, na sua cidade natal. Foi aluno de violão de Maria Rachel, José Lucena Vaz, Léo Soares e Henrique Pinto, no Brasil e Aldo Minella, Oscar Ghiglia e Ruggero Chiesa, na Itália. Desde muito jovem, Marcos Vinicius empreendeu sua carreira, tendo tocado em diversas cidades do Brasil e em muitos países.

Em Belo Horizonte, editou a revista "Violão América" - com conteúdo especializado para o instrumento e fundou a "Belo Horizonte Guitar Orchestra", com seus mais destacados alunos. Vinicius possui material para o instrumento publicado em diversas casas editoriais, como a Ricordi (Brasil), a Carrara (Itália), a Preriferia Sheet Music (Espanha), a Corda Music Publications (Inglaterra) e a Doz Publications (Canadá).

Em 1984, Vinicius foi vencedor do "III Concurso Nacional Villa-Lobos" (Vitória-ES) e em 1992, Marcos Vinicius recebeu o prêmio "Solista do Ano", com a sua performance do "Concierto de Aranjuez", de Joaquin Rodrigo, junto à Orquestra Sinfônica Brasileira, no Rio de Janeiro. Foi agraciado com o prêmio "Bolgery Melody", pelo conjunto de sua obra autoral.

Vinicius possui sete Cds como intérprete de violão e um álbum de composições autorais, também para o instrumento, onde atuou como produtor. Atualmente é presidente da Academia de Violão Clássico de Milão (Itália) e professor do Curso de Alto Aperfeiçoamento de Violão Clássico na Academia Internacional de Música de Praeneste, de Roma e da Palestrina.

Programe-se e acompanhe a entrevista através do link: http://bit.ly/marcos-vinicius-violao. Até lá, fique com nossa audição de hoje: Marcos Vinícius executando "Gotas de Lágrima" uma composição de Mozart Bicalho, compositor, violonista, poeta e solista de violão mineiro, nascido em Bom Jesus do Amparo em 1902.