23 de junho de 2021

Mistura Fina com a saxofonista Daniela Spielmann: um programa que vale bis.

Daniela Speilmamm, uma das poucas saxofonistas brasileiras em atividade .
Foto: Clau Pomp

O programa Mistura Fina, produzido e transmitido pela Rádio Inconfidência, traz semanalmente grandes nomes da música brasileira para uma nova edição cheia de surpresas e grandezas instrumentais. Um dos últimos nomes que passaram por ali foi Daniela Spielmann, uma das poucas saxofonistas brasileiras em atividade. O programa foi ao ar dia 13 deste mês e o trouxemos aqui como uma excelente indicação de nossa audição de hoje.

Daniela Spielmann é nome obrigatório entre os craques do saxofone e seus grandes trunfos são a força interpretativa somada à criatividade de suas composições e arranjos. Ela fez parte da banda "Altas Horas" do programa homônimo, comandado pelo apresentador Serginho Groisman, do ano 2000 à 2014 na TV Globo elaborando arranjos semanais. Em 2001, lançou seu primeiro CD solo - BRAZILIAN BREATH, esse trabalho foi indicado ao Grammy Latino em 2002.

Daniela Spielmann Foto: Emma Monteiro
Já lançou doze CDS de carreira em grupos como Rabo de Lagartixa, Mulheres em Pixinguinha, em 2018, Afinidades, inteiramente autoral e em 2020, lançou o seu novo projeto, o CD“Entre mil, Você! Um tributo a Jacob do Bandolim”, em duo com a pianista Sheila Zagury.

Daniela desenvolve uma carreira nacional e internacional e já se apresentou com vários artistas de porte do cenário da MPB Instrumental como: Sivuca, Zé Menezes, Zé da Velha e Silvério Pontes, Anat Cohen, cantores como: Aurea Martins, Moyseis Marques, Alana Moraes, entre outros.

Em 2008 concluiu a dissertação de mestrado sobre a performance de Paulo Moura na UNI-Rio, obtendo o título de mestre em Música. Concluiu seu doutorado em musicologia em 2017, sobre as Gafieiras no Rio de Janeiro que recebeu menção de louvor. Atualmente é professora de música do CEFET-RJ Maracanã. Recebeu moções honrosas da câmara dos vereadores do Rio de Janeiros e São Paulo, prêmios e de menções de destaque em diversas áreas em que atua.

Para ouvir a edição do Mistura Fina com Daniela Spielmann é só clicar no radinho. Desfrute.
O Mistura Fina vai ao ar sempre aos domingos, às 22h, com reapresentação na terça-feira, em mesmo horário, na 100,9 FM, AM 880 e inconfidencia.com.br