4 de abril de 2021

Zé da Velha faz aniversário hoje e o presente é nosso: " A menor big band do mundo", obra com registro dos 30 anos da dupla Zé da Velha e Silvério Pontes tem download gratuito.

Hoje celebramos o aniversário do mestre trombonista, Zé da Velha. Na verdade, uma das datas, pois ele veio ao mundo em 1 de Junho de 1941, mas foi registrado dez meses depois do nascimento, em 4 de abril de 1942, data que se tornou oficial. E para festejar, nada melhor que conhecer muito mais sobre sua história e carreira musical brilhante. E isto é possível através do “A Menor Big Band do Mundo”, livro lançado em dezembro de 2016 pelos escritores e historiadores niteroienses André Diniz e Diogo Cunha. A obra faz uma homenagem aos 30 anos da dupla de músicos Zé da Velha e Silvério Pontes, talentosos e renomados artistas, que já trabalharam com grandes nomes da música brasileira. Entre eles, Pixinguinha.

Na publicação, os autores se debruçam sobre o arquivo pessoal do duo musical, além de lançar mão de entrevistas, jornais e livros para traçar um perfil biográfico da “Menor Big Band do Mundo”. O dia em que Zé da Velha conheceu Pixinguinha, as peripécias de Silvério ao lado de Tim Maia, entre outras histórias vêm à tona no livro.

Silvério Pontes e Zé da Velha: homenagem aos 30 anos de carreira. (foto divulgação/Berg Silva)
COMO PELÉ E GARRINCHA

Como bem escreveu Luiz Antônio Simas: "O que dizer, então, de uma dupla que está para a história da música instrumental brasileira como Pelé e Garrincha para a história do escrete canarinho? Com os dois jogando juntos a seleção brasileira não perdeu um jogo sequer. A mesma coisas pode ser dita sobre Zé da Velha e Silvério Pontes, que há trinta anos formam a 'menor big band do mundo' e demonstram onde tocam que da tabelinha entre o trombone e o trompete só sai golaço".

Nascido em Sergipe, em 4 de abril de 1942, José Alberto Rodrigues Matos, o Zé da Velha, foi influenciado musicalmente pelo pai, alfaiate profissional, flautista e saxofonista amador. Já morando no Rio, aos 15 anos começou a tocar trombone, primeiro de pistão, mais tarde de vara. Logo cedo, se enturmou com músicos de gafieira, sambistas e chorões da Velha Guarda, de onde veio o apelido que virou nome artístico.
Já o trompetista Silvério Pontes, 20 anos mais jovem que Zé da Velha, transita pela área do choro e tocou ao lado de artistas como Luiz Melodia, Tim Maia, Elza Soares e integra o naipe de metais do grupo de reggae Cidade Negra.

PARA LER TODA A HISTÓRIA
Recentemente André Diniz, um dos autores do "A Menor Big Band do Mundo”, disponibilizou o acesso ao livro. Para apreciar a história na íntegra, basta fazer o download gratuito através deste link.  E mais... para celebrar esta boa notícia e os 79 anos do aniversariante do dia, vamos ouvir um momento mágico desse indescritível encontro musical.
Nossa audição de hoje é "Sem Compromisso" (Geraldo Pereira) e "Pecado Original" (Paulinho da Viola) com Zé da Velha e Silvério Pontes em show que apresentam o disco “Ouro e Prata”, uma viagem atemporal pelas gafieiras.

Feliz aniversário, Zé da Velha. Felicidades e saúde é o que lhe desejamos!