8 de fevereiro de 2021

Quarteto Pizindim abre a programação 2021 do Clube do Choro de São Paulo com live dedicada à obra de Jacob do Bandolim.

As atrações ao vivo do Clube do Choro de São Paulo voltaram a acontecer nesse último domingo (7) com a primeira edição do programa Sala de Ensaio. O Quarteto Pizindim abriu a programação deste mês de fevereiro, que será inteiramente dedicado à vida e obra do mestre Jacob do Bandolim. As transmissões acontecem aos domingos, a partir das 19 horas, diretamente do palco da Casa Barbosa, com transmissão pelo Facebook e pelo canal do YouTube da instituição.

Essa atividade cultural que segue até o próximo mês de agosto visa fomentar e disseminar o Choro pela capital paulista e pelo Brasil.
A retomada das rodas que serão realizadas com incentivo da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc está sendo comemorada: "ainda que com dificuldades, realidade de tantos trabalhadores e trabalhadoras da área da cultura e de tantos brasileiros, seguimos firme em nossa caminhada" é o que nos relatam os produtores.

Alinhados com essa proposta de fortalecimento do movimento do Choro por todo o país, o Clube do Choro de BH se une a essa divulgação convidando a todos para que estejam ligados no próximo domingo nos canais de transmissão.

QUARTETO PIZINDIM - Numa mistura de Choro, samba e periferia paulistana, o Quarteto Pizindim prova estar entre os grupos de Choro mais expressivos e carismáticos da atualidade. Não é à toa que o 1° disco do grupo - O som que vem do Leste (2017) - mostra de forma habilidosa e única, que músicos que cresceram fora do ambiente central de São Paulo (reduto do Choro), podem e devem valorizar a linguagem adquirida nas regiões menos abastadas da cidade. Os pagodes e sambas nos botecos e beiras de campo são algumas das primeiras influências dos integrantes que carregam consigo a simplicidade e a verdade.
O nome do quarteto foi inspirado em Pixinguinha, que na infância era chamado de Pinzindim pela sua vó. Na intenção de melhorar a dicção da palavra, o nome do grupo foi batizado como Pizindim (sem o "n" antes do "z"). O grupo é formado por Rafael Esteves (bandolim), Rodrigo Carneiro (violão de 7 cordas), Emerson Bernardes (cavaquinho) e Claudinho Martins (pandeiro).
Em 2014, venceram o Festival Jorge Assad de Choro, e na ocasião concorreram com grandes nomes do choro no Brasil, como o grupo "Choro Bandido" e o renomado "Toca de Tatú", ganhando nota máxima. Entre os membros do júri estavam nomes como Sérgio Assad, Alessandro Penezzi e Zé Barbeiro.
Em setembro de 2016 lotaram o teatro Arthur Azevedo, no bairro da Mooca em São Paulo, com um show em homenagem a João Macambira. No espetáculo, o grupo dedicou boa parte do repertório às músicas autorais de João, com direito a presença do homenageado na primeira fila. O quarteto ainda reúne no seu currículo vários trabalhos realizados por São Paulo e Rio de Janeiro, como por exemplo a Casa do Choro.

Confira abaixo O replay da Roda de Choro realizada ontem (7/02), com o Quarteto Pizindim .