SEJA VOCÊ TAMBÉM UM ASSOCIADO DO CLUBE DO CHORO DE BH. MAIORES INFORMAÇÕES LIGUE (31)3422-4433.

20 de janeiro de 2021

K-Ximbinho: saudades de seu clarinete.

K-Ximbinho - o mais original que se dedicou à orquestra popular urbana - Foto: Reprodução

K- Ximbinho era o nome artístico de Sebastião de Barro, nascido em 20 de janeiro de 1917, em Taipu, no Rio Grande do Norte. Segundo o maestro Paulo Moura, K-Ximbinho foi "o mais original dentre os instrumentistas que se dedicaram à orquestra popular urbana". Dedicou-se ao "jazz", ao choro e ao conjunto regional. "Sua atuação no "jazz" do Brasil é marcada pela criação de formações camerísticas, orquestrando para instrumentos até então pouco utilizados nas pequenas formações." Foi ainda um importante divulgador do choro, por meio de obras como "Sonhando" e "Sonoroso". Hoje celebramos 104 anos de nascimento desse grande clarinetista, compositor, arranjador e regente brasileiro.

Foi em sua cidade natal que iniciou ainda criança sua formação musical, tocando em bandas locais. Após transferir-se para o Rio de Janeiro, ali desenvolveu novos estudos musicais e passou a atuar ao lado de importantes instrumentistas brasileiros da época, dos anos de ouro do rádio, acompanhando artistas em evidência. Ele teve também muita importância no circuito de orquestras e danceterias. Participou de orquestras famosas como a Orquestra Tabajara, do maestro Severino Araújo, a orquestra do maestro Fon-Fon e Orquestra Tabajara, além de atuar  na orquestra de Napoleão Tavares. 

Sua carreira musical foi profícua, tanto como instrumentista como como compositor. Sua primeira composição gravada foi "Sonoroso", em parceria com Del Loro, lançada pela Orquestra Tabajara em 1946 na Continental. Em 1948, teve seu choro "Sonhando", gravada por Ademilde Fonseca com acompanhamento de seu conjunto. Em 1953 gravou ao clarinete pela Continental os choros autorais "Perplexo" e "Tudo passa". Em 1954, gravou com seu conjunto o maxixe "Começou o baile" e o "Baião potiguar", ambos de sua autoria. 

Capa LP K- Ximbinho  Saudades de um Clarinete - Reprodução
Na década de 60 seguiu gravando grandes sucessos e atuando com grande desempenho no meio artístico.  Em 1965 passou a integrar o conjunto Sete de Ouro, com o qual atuou até 1968. Nessa época, trabalhou como arranjador na TV Globo e integrou a Orquestra Sinfônica Nacional, da Rádio MEC 

Em 1978 K-Ximbinho venceu um concurso de choros promovido pela TV Bandeirantes com "Manda brasa", sua última composição. Em 1980, participou da gravação do LP "Saudades de um clarinete", só com músicas suas, todas arranjadas por ele, interpretadas, sob sua regência, por um time de grandes instrumentistas, Rafael Rabelo, Paulo Sérgio Santos, Zé Bodega, Airton Barbosa, Carlos Rato, entre outros. 
Ele faleceu logo após, em 26 de junho de 1980, no Rio de Janeiro, nos deixando verdadeiramente com muita saudade do seu clarinete.

E como não poderia deixar de ser. Nossa audição de hoje é dedicada ao último disco gravado por K-Ximbinho, lançado postumamente pelo selo Eldorado em 1981. Apreciem.
Imagem contra-capa: http://imgur.com/a/Yf3fz



Fonte de consulta: https://dicionariompb.com.br/