19 de novembro de 2020

Hoje às 20h tem mais uma live do Projeto Abre a Roda nas Redes.

Logo mais, às 20 horas, acontece mais uma live do Projeto Abre a Roda nas Redes. As musicistas Tauini Mauê e Maria Elisa Pompeu irão conversar sobre a música como manifestação de resistência das mulheres latino-americanas, tema de uma das recentes pesquisas da Elisa. A transmissão acontece pelo perfil do Abre a Roda Mulheres no Choro no Instagram.

Maria Elisa Pompeu é pesquisadora, musicista e jornalista.
Graduada em Jornalismo pela PUC Minas, é bacharel em Música Popular pela Escola de Música da UFMG, mestre em Música e doutoranda em Música pela Unicamp, sob orientação da Profa. Dra. Regina Machado. Atualmente se dedica à pesquisa "Gesto vocal e resistência: uma investigação sobre o canto de Chavela Vargas". É integrante do Vox Mundi - Grupo de Estudos da Voz Cantada.
Estudou Jazz Vocal em Nova York, onde apresentou o show Música Mineira sob a direção do músico e pesquisador Richard Boukas, além de cantar semanalmente em casas noturnas da cidade. Atua como instrumentista e cantora na cena do samba e do choro belo-horizontinos, em grupos compostos especificamente por mulheres: Batuque Beauvoir, Filhas de Clara e Abre a roda - mulheres no choro. A música enquanto espaço da expressão de resistência das mulheres é o mote de sua carreira acadêmica e artística.

Tauini Mauê é natural de Buritizeiro. Violonista, formada em violão pelo CEFART, em Educação Musical Escolar pela UEMG e, atualmente pesquisa sobre Educação Musical no Programa de Pós-Graduação da UFMG.Participa como violonista no grupo Abre a Roda- Mulheres no Choro, grupo Caixinha de Phósphoros e grupo Ellas no Choro.

Agende e não perca.