30 de setembro de 2020

O terceiro episódio do Abre a Roda Mulheres nas Redes nos apresenta o Tio Taco.

O terceiro episódio do "Abre a Roda Mulheres nas Redes" está no ar com composição autoral da clarinetista Thamiris Cunha. O vídeo da música "Tio Taco" vem acompanhado de um texto, também assinado por ela, contando as memórias que influenciaram nessa composição.
O Abre a Roda nas Redes é um projeto do Abre a Roda Mulheres no Choro. Com ele, o coletivo propõe nos trazer um pouco do universo da música e do Choro através de textos, vídeos e lives. Os conteúdos são elaborados através de muitas pesquisas e da vivência de mulheres musicistas com vontade de trocar experiências e exercer o protagonismo feminino nessa rede virtual.

TIO TACO, UMA MÚSICA PARA CELEBRAR
A ALEGRIA E A GRATIDÃO
Por: Thamiris Cunha

Thamiris Cunha de Oliveira, natural de Contagem, a terra das abóboras, é filha de músicos e iniciou os estudos ainda pequenina na banda de sua cidade. Seu pai, José Eustáquio de Oliveira, ensina as primeiras notas e o universo musical a encanta. Apaixonada pelo som e pela arte que invadem a vida da jovem menina, Thamiris, tem como companheira diária a clarineta. Influenciada por sua mãe, psicóloga e musicista, começa a lecionar aos 18 anos como professora de música e logo decide por seguir na carreira acadêmica.
Aos 21 anos, ingressa na Universidade Estadual de Minas Gerais a qual a apresenta ao cenário do CHORO. Desde então, permanece nos caminhos sonoros e envolventes do Choro e descobre que tal gênero tem ligação direta com sua essência musical. Alegria, espontaneidade e diversão: são palavras que se confundem ao descrever Thamiris e o CHORO.

Tio Taco pra cá, tio Taco pra lá. Essas eram as palavras que soavam constantemente em sua casa durante as festas familiares. Então, quem seria esse TIO TACO que fazia todos rirem e que gostava de UPA NEGUINHO e CHARLIE PARKER? Pois bem, TIO TACO era músico, maestro, saxofonista, pai e tio e foi quem, incessantemente, ajudou a construir toda a trajetória musical de Thamiris. Como forma de retribuir todo o amor e ensinamentos ao longo de 29 anos, Thamiris compõe a música TIO TACO, um maxixe dançante e alegre que representa carinho, união e felicidade, atributos adquiridos com o contato musical.

Se você gosta de Choro e também de sorrir e dançar, não deixem de ouvir essa composição envolvente feita por Thamiris Cunha de Oliveira. Tio Taco, uma música para celebrar a alegria e gratidão.