SEJA VOCÊ TAMBÉM UM ASSOCIADO DO CLUBE DO CHORO DE BH. MAIORES INFORMAÇÕES LIGUE (31)3422-4433.

5 de abril de 2017

As origens do piano brasileiro por Luísa Mitre abre a temporada 2017 da Série Concertos Sesc Partituras.


O Teatro de Bolso do Sesc Palladium receberá no próximo sábado, 8 de abril, a primeira edição do ano da Série Concertos Sesc Partituras. A atração será a pianista Luísa Mitre que vai visitar as origens do piano brasileiro através da obra de quatro compositores atuantes na transição entre os séculos XIX e XX: Eduardo Souto, Júlio Reis, Chiquinha Gonzaga e Ernesto Nazareth. No repertório, um retrato musical de uma geração de pioneiros que, transitando entre os universos da música popular e erudita, sedimentaram e registraram elementos essenciais da música brasileira em seus instrumentos. A apresentação acontece a partir das 19h30, com entrada gratuita.

Luísa Mitre é pianista, bacharel em piano pelo curso de Música Popular da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e mestranda em performance musical na mesma instituição. Atua principalmente na cena musical do choro e da música instrumental brasileira em Belo Horizonte. Desenvolve, como instrumentista e educadora, intenso trabalho de pesquisa sobre o piano brasileiro.


SESC PARTITURAS
O Sesc Partituras é uma biblioteca digital, sem fins lucrativos, que visa preservar e difundir o patrimônio musical brasileiro, democratizando o seu acesso através da disponibilização de partituras digitalizadas e editoradas.
Utilizando eficiente sistema de busca, o site permite a visualização e impressão integral das obras catalogadas e a audição da maioria delas, oferecendo importante suporte a músicos, estudantes de música e pesquisadores.
O projeto, realizado pelo Departamento Nacional do Sesc, contempla trabalhos de compositores brasileiros de várias gerações, desde o período colonial até os dias de hoje. Obras originais de interesse histórico, muitas delas pertencentes a acervos particulares de compositores, herdeiros ou de colecionadores, estão sendo editoradas e catalogadas por especialistas com vistas à sua definitiva preservação.
O acervo também abrange obras de compositores contemporâneos, muitos ainda jovens e pouco conhecidos, caracterizando o site como um ambiente difusor da produção musical brasileira em sua ampla diversidade, tornando-o um espaço de convergência dos diversos segmentos ligados à cadeia produtiva da música.
Conheça o site e faça buscas aqui.

SERVIÇO
Série Concertos Sesc Partituras
Atração: pianista Luísa Mitre
Data: 8/4, sábado
Horário: 19h30
Local: Teatro de Bolso do Sesc Palladium (rua Rio de Janeiro, 1.046, Centro)
Entrada gratuita
Informações para o público: (31) 3270-8100