8 de março de 2014

Brascubazz abre "Ofício da Música 2014 ", na próxima terça-feira.

Banda Brascubazz. Foto: Henrique Marques

O Museu de Artes e Ofícios (MAO) dá início ao projeto “Ofício da Música” 2014 com a banda Brascubazz, no show “La Noche Cubana”. A apresentação remonta os bons tempos de Havana Velha, onde as Descargas Cubanas se tornaram ícone maior da expressão do jazz na ilha de Fidel Castro. No palco, os clássicos temas do Latinjazz são incorporados às matrizes afrobrasileiras da música popular brasileira, evidenciando a semelhança na tradição popular de Brasil e Cuba. O resultado é a contagiante mistura da rumba ao Samba, o baião a guajira, o choro e o afoxé ao mambo.
A banda, formada por Rafael Leite – timbales; Bosco de Oliveira – tumbadoras; Tiago Ramos – sax e flauta; Juventino Dias – trompete; Orlando Belo – trombone; Gilles Villeneuve – baixo; e Bruno Malaguti – teclado, chega trajada com a indumentária clássica das velhas Big Bands cubanas, criando o clima para um saudoso baile que unifica e fortalece as culturas cubanas e brasileiras. O show ocorre no dia 11 de março, terça-feira, às 19:30h, com entrada gratuita, no MAO – Praça da Estação, Centro.

A banda Brascubazz tem, sob a coordenação do pesquisador e músico mineiro Rafael Leite, se apresentado em diversos festivais de música em Minas Gerais nos últimos anos. Explorando a semelhança cultural entre os dois países, o grupo reinventa as possibilidades do Latinjazz tradicional ao fazer releituras de clássicos de Chucho Valdes, Paquito D’Rivera, Toninho Horta e Eduardo Neves, além de ter em seu repertório composições próprias, o que traz à sonoridade uma característica rítmica, harmônica e melódica singular e de muita força. A dança, elemento de grande importância entre as influências do grupo, acaba se tornando uma manifestação sempre presente no público.
O grupo, em seus dois anos de atividades, já se apresentou nas mais importantes casas da cidade de Belo Horizonte, além de festivais ao redor do Estado. Junto à banda já se apresentaram, como convidados, importantes nomes da música instrumental brasileira, como Leonardo Brasilino, Moisés Alves, Tereza Morales, Rubem Santillana, Rene Ferrer (sobrinho do lendário vocalista do Buena Vista Social Club, o cubano Ibrahim Ferrer) e os compositores Eduardo Neves (RJ) e Toninho Horta.

SERVIÇO:
Ofício da música: Brascubazz, no show “La Noche Cubana”
Data: 11 de março de 2013 – Terça-feira
Horário: 19:30h